Divertida Mente 2
Divertida Mente 2
Em 2015, o potencial conceptivo resultante de expertises de Pete Docter, Meg LeFauve e Josh Cooley na área das atividades cinematográficas insere a animação “Divertida Mente” no seleto rol de filmes que encantam o público atemporal e amantes das produções dos estúdios PIXAR. A poderosa metáfora visual contida no longa explora os sentimentos do ser humano através da personificação das emoções que definem cada indivíduo como seres únicos. O roteiro conta a história de Riley – uma criança que enfrenta uma montanha-russa emocional ao mudar-se para uma nova cidade com sua família, por conta do trabalho de seu pai. Em destaque, a Alegria e a Tristeza interagem acidentalmente e influenciam o funcionamento do cérebro de Riley.
Nove anos após o seu lançamento, "Divertida Mente” ganha a sequência 2 sob direção do diretor de cinema e artista de storyboard americano Kelsey Mann, apresentando uma Riley mais velha, lidando com os conflitos emocionais típicos da adolescência. Novas emoções como a Ansiedade, a Inveja, o Tédio, a Vergonha entram em cena, complicando ainda mais o panorama emocional da protagonista – a despeito das breves, inesperadas e jocosas manifestações da Nostalgia. Ansiedade desempenha um papel central, em contraponto com a Alegria, tentando moldar uma nova versão de Riley para protegê-la dos perigos que acometem a adolescência.
A narrativa nos guia pelos intrincados caminhos internos de Riley num centro de treinamento de hóquei, onde suas emoções, mais uma vez, entram em conflito. Alegria novamente navega pelo labirinto emocional de Riley para restaurar seu equilíbrio interior e fazê-la compreender que todas as emoções, mesmo as mais difíceis de lidar, são essenciais para sua jornada de crescimento.
A originalidade dos novos personagens e do envolvente roteiro da animação fazem com que "Divertida Mente 2" mantenha a coerência dos sentimentos sem subterfúgios. A representação do funcionamento interno do cérebro de Riley continua sendo uma ferramenta valiosa para ajudar crianças e muitos adultos a compreender suas próprias emoções e comportamentos diante das adversidades e dos prazeres da vida.
Embora alguns aspectos possam parecer um pouco rebuscados demais para o público infantil, "Divertida Mente 2" pode ser encarada como uma produção quase que didática e necessária, capaz de suprir anos ininterruptos de terapia ou servir como suporte a muitos que adotam esse suplemento capaz de suportar a vida como se fosse uma peninha de corvo adotada pelo Dumbo para atingir a autoconfiança e equilíbrio emocional.
resenha: psales e msenna
Comentários
Postar um comentário