Baby, Você Precisa Saber de Mim | Crítica

 

Por Mauro Senna                                                                                                                                                  Foto: MSenna

Baby, Você Precisa Saber de Mim

 

"Baby, Você Precisa Saber de Mim" é um espetáculo teatral que oferece uma rica e complexa exploração da dinâmica familiar sob a luz de uma crise existencial.

O texto desenha a dolorosa realidade de enfrentar a iminente perda de uma mãe, ao mesmo tempo que revela a essência da relação entre um pai e seus filhos, que lutam para manter a dignidade e o afeto em meio ao caos. A produção destaca-se por sua abordagem sensível e honesta, assim como pela colaboração eficaz entre seus diversos profissionais.

O ator premiado, cineasta , escritor e dramaturgo brasileiro Rafael Primot, além de assinar o texto, se destaca na atuação. O monologuista revela sua habilidade na incorporação de personagens autênticos e complexos, potencializada pela enriquecida interpretação em meio a uma narrativa com nuances emocionais profundas. A escrita de Primot capta a dualidade entre humor e tristeza a ponto de transmití-la convincentemente no palco, permitindo que o espectador se conecte genuinamente com a luta interna familiar.

A direção do ator Rodrigo Frampton modula a narrativa com notável sensibilidade, equilibrando a leveza e a gravidade contidas no texto, ao mesmo tempo em que cria um espaço onde a dor e o riso coexistem de forma involuntariamente orgânica. Sua percepção espacial de palco equilibra cenário, luminotecnia cênica e personagens, potencializando a percepção das emoções por parte do público. Sua abordagem respeitosa e introspectiva permite a experiência de uma jornada emocional entre irmãos de forma imersiva.

O trabalho de Débora Falabella, enquanto figurinista, é um exemplo de como os detalhes podem intensificar a narrativa através da zelosa definição dos trajes, caracterizando os personagens refletindo sua condição emocional e social. Associada à capacidade de Primot de se multiplicar no palco através de gestual, alterações do semblante, modulação vocal e temporização interpretativa, o figurino de Falabella acrescenta camadas de significado aos personagens, alinhando visualmente a peça com suas temáticas centrais. Marco Lima concebe um cenário funcional e evocativo, oferecendo uma base sólida sobre a qual as ações dos personagens se desenrolam, de forma intimista e eficaz, capturando a essência de um lar em crise através da construção de uma atmosfera que reflete a transição entre a normalidade e a adversidade. Marcelo Pellegrini contribui com uma trilha sonora que acentua o impacto emocional contido no espetáculo, cuidadosamente concebida para complementar o ritmo das cenas, com vistas à intensificação da experiência emocional por parte da plateia, e servindo como um pano de fundo atmosférico enquanto catalisador dos momentos cruciais da narrativa. A voz de Marjorie Estiano em off impacta de forma introspectiva e conduz o público à reflexão, proporciona um contraponto à ação no palco, oferece uma visão mais profunda dos pensamentos e sentimentos dos personagens e atua como guia emocional, ajudando a contextualizar e a aprofundar o entendimento da trama.

"Baby, Você Precisa Saber de Mim" é um espetáculo que brilha pela sua profundidade emocional e pela habilidade de transformar a dor em uma narrativa rica e humana que resulta em uma peça que ressoa ao espectador, como um desafio à reflexão sobre a verdade e à ficção em nossas vidas – uma celebração da resiliência humana e da capacidade de encontrar luz mesmo nas situações mais sombrias.

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